quarta-feira, agosto 28, 2013

O que é CMC?


CMC - um ingrediente chave nas massas sem glúten!
Fonte:http://dietasgsc.blogspot.com.br/2009/12/cmc.html

Tudo sobre CMC - Claudia Marcelino

Resolvi fazer uma postagem sobre o CMC porque ele é um ingrediente chave na minha cozinha sem glúten.

Quando comecei a pesquisar receitas sem glúten, sempre via a referência da goma xantana e não fazia a mínima ideia de como encontrá-la.

O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais.
Como as nossas farinhas não tem glúten, os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga.
Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante.
É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.
Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões "normais" mais leves e macios.

Eu usava muito o CMC na época de boleira para fazer aquelas lindas coberturas de bolos de casamento. Ele adicionava uma elasticidade tão grande a cobertura que podíamos elaborar verdadeiras esculturas.
Foi então que acendeu aquela luzinha: - E se utilizasse o CMC no lugar da goma?
Deu certo!!

C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. 
O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.

É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento. Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já é o suficiente para saciar a minha fome. Antes da dieta eu precisava de um pão francês inteiro :)

Em grandes cidades como o Rio e São Paulo, é possível achar o CMC a granel, rende mais e é bem mais barato, em lojas como a Casa Pedro http://www.casaspedro.com.br/ .
É assim que compro e estoco como na foto acima.

Em cidades menores é possível achar o CMC comercializado pela arcolorhttp://www.arcolor.com.br/ em lojas que vendam material para boleiras e produção de doces.
Caso não saiba onde encontrar em sua cidade, entre em contato com a empresa pelo 0800-7090788 ou mande um e-mail para vendas3@arcolor.com.br  . A Luciane, uma amiga do blog, foi informada em onde exatamente poderia achá-lo próximo de seu domicílio, através do e-mail.

Em Portugal, onde tenho muitos leitores, a dica é a mesma: procure tanto o CMC como a goma xantana, em lojas que vendem material para a produção de bolos e doces.

Aqui vão alguns links:

- A Loja dos Cozinheiros: www.alojadoscozinheiros.com
- Casa de Bolos: http://www.casadebolos.blogspot.com/
- Capri: http://www.capri.pt/

Eu utilizo o CMC em todas as receitas de pães e em muitas das receitas de bolos e biscoitos.
Então se vocês quiserem reproduzí-las em suas casas, vão precisar deste ingrediente e é melhor providenciá-lo logo.

O legal do blog é que as postagens podem ser atualizadas sempre que for necessário.
Desde que postei esta mensagem descobri onde comprar a goma xantana online. Para quem tem problemas de achar o CMC mesmo com todas as dicas, a opção que sobra é comprar a goma xantana neste link ou na Sabor Alternativo, eles enviam pra qualquer parte do Brasil.

Não tem jeito, ou usa um, ou usa outro, nas mesmas quantidades.

2 comentários:

  1. Oi querida, andei pesquisando e parece que a opção mais saudável é a goma guar, por ser natural, já tentou substituí-la pelo CMC?

    ResponderExcluir
  2. Oi Roselyda,
    Não usei ainda a goma guar! Aqui é mais difícil de encontrar!
    Obrigada pela dica!
    Um abraço! Gilda

    ResponderExcluir