As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Torta de batata doce



Encontrei na feira batatas doce bem novinhas, bonitas e com ótimo preço! 
Hoje resolvi fazer uma torta de batata doce salgada. 
A combinação foi perfeita - todos gostaram!

Fiz assim:
Descasquei  5 batatas doce, cortei em pedaços e coloquei em uma panela com água para cozinhar. Quando estava bem mole, eu amassei com o garfo na própria panela. Já tinha pouca água então nem foi preciso retirar.
Adicionei uma caixinha de creme de leite e misturei com uma colher. 
O recheio já estava pronto: carne moída (eu mesmo faço no processador) com cenoura ralada bem  fininha e temperada com alho desidratado, cebola desidratada, pimentão picadinho, pimenta e sal. Coloquei metade da massa de batata em um prato refrário, cobri com o recheio, espalhei fatias de muzarela e por cima coloquei o restante da massa de batata. Polvilhei queijo ralado e levei ao forno por 15 min ou até começar a dourar.

Opção sem lactose: Deixando  a batata bem aguada, não precisa usar o creme de leite. Não coloque a muzarela e nem o queijo ralado. Fica bom também.
Faça um recheio bem temperadinho.

Bom apetite!!

Importante informação para as mulheres



OS MALES OCULTOS DO GLÚTEN NA SAÚDE DA MULHER


Endometriose, ovário policístico, menopausa precoce, infertilidade, aborto espontâneo, menstruação irregular. Você já imaginou que isso pode ter relação com doença celíaca não diagnosticada ou com intolerância ao glúten? Uma plateia de mulheres atentas ouviu a ginecologista e nutróloga Maria Elizabeth Ayoub, Membro da Internacional Hormone Society, contar em palestra no “Congresso Internacional Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten”, que seus mais de 20 anos de prática clínica lhe mostraram que distúrbios ginecológicos podem ser os primeiros sintomas de uma mulher com problemas relacionados ao glúten.
Elizabeth Ayoub, ginecologista e nutróloga Maria , Membro da Internacional Hormone Society
Maria Elizabeth Ayoub, ginecologista e nutróloga Maria , Membro da Internacional Hormone Society
“Algumas pacientes, após 6 meses de dieta com restrição ao glúten, conseguiram engravidar. A doença celíaca e a intolerância ao glúten devem ser consideradas em pacientes que apresentam problemas ginecológicos”, ressaltou a médica. “Às vezes a paciente tem endometriose e toma anticoncepcional como tratamento sem nem investigar possíveis problemas com glúten, que perturbam os processos endócrinos e hormonais”, explicou.
Maria Elizabeth contou que muitas mulheres não apresentam os sintomas intestinais clássicos dos distúrbios relacionados ao glúten, apesar de sofrerem com a doença, e são muitas vezes diagnosticadas de forma errada. Como a mulher continua a consumir alimentos com glúten, as complicações podem se agravar e seu tempo de vida fértil pode diminuir.
“Menarca tardia (primeira menstruação) e menopausa precoce é um sintoma de intolerância ao glúten e doença celíaca não diagnosticada”, afirma. “Essas mulheres ficam também mais predispostas à doenças inflamatórias, porque produzem menos estrogênio”, concluiu.
A médica contou que na sua prática profissional vê cada vez mais mulheres com intolerância ao glúten, mas que não são celíacas, ou seja, não apresentam sintomas tão severos ao consumir a proteína. Isso dificulta ainda mais o diagnostico, já que as reações são mais brandas e podem ser associadas a diversos outros fatores. Apesar da intolerância não manifestar na pessoa reações fortes ao consumo do glúten, as complicações devido ao seu consumo não diminuem.

Importante informação sobre o glúten




MÁS NOTÍCIAS SOBRE O GLÚTEN


Por que o glúten faz mal? E se faz tão mal assim, por que nossos avós sempre comeram pão, macarrão e tantos outros alimentos com farinha de trigo e não apresentavam tantos problemas relacionados ao glúten como se fala hoje em dia? São mais que normais esses questionamentos. Alessio Fasano, um dos médicos mais aguardados do “Congresso Internacional Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten”, que aconteceu no Rio entre 25 e 27 de abril, liderou um estudo pioneiro nos EUA e contou em palestra no evento como descobriu a ação do glúten no intestino dos celíacos e intolerantes à proteína por meio da chamada zonulina.
Alessio Fasano
Alessio Fasano
Durante sua pesquisa, Alessio descobriu níveis muito elevados da zonulina no intestino de portadores de doenças autoimunes, como diabetes, esclerose múltipla, artrite reumatoide e doença celíaca. O médico revelou que é a zonulina que aumenta a permeabilidade intestinal, permitindo a absorção de toxinas que deveriam ser eliminadas. Como os intolerantes ao glúten e celíacos produzem mais zonulina que o normal quando consomem a proteína, aumentam a passagem de elementos tóxicos para o organismo.
Então você deve estar comemorando: “Se o glúten agride o intestino apenas de quem é celíaco ou intolerante a ele, e eu não sou nenhum dos dois, posso continuara a consumir!”. É aí que mora o problema.
Cerca de 75% dos americanos que sofrem de doença celíaca não sabem que tem a alergia ao glúten. Esse dado foi levantado por um estudo feito nos EUA, pela Clínica Mayo, e publicado em 2012 no “The American Journal of Gastroenterology”. Segundo o gastroenterologista John Cangemi, que liderou a pesquisa, para cada pessoa diagnosticada, há outras 30 que provavelmente sofrem da doença e não sabem.
Falta ainda responder a pergunta lá do início: por que nossos avós sempre comeram pão, macarrão e tantos outros alimentos com farinha de trigo e não apresentavam tantos problemas relacionados ao glúten como se fala hoje em dia? De acordo com Noádia Lobão, nutricionista funcional especialista em dietas sem glúten e organizadora do congresso, a farinha de trigo hoje não é mais como a dos nossos avós.
“Você já percebeu que a farinha que vende no mercado atualmente vem escrito na embalagem ‘farinha de trigo especial’? Isso quer dizer que essa farinha possui adição de glúten e hoje praticamente todas as farinhas são especiais”, explicou Noádia acerca da diferença da farinha de hoje em dia para a comercializada na época dos nosso avós.
Noadia Lobão, nutricionista funcional e organizadora do congresso
Noadia Lobão, nutricionista funcional e organizadora do congresso
Noádia, que preside o congresso internacional realizado no Rio, ressaltou também que hoje uma pessoa passa o dia consumindo glúten facilmente. No café da manhã em forma de pão, no almoço nos pratos feitos com massa e no jantar com sanduíches e lanches rápidos. Esse excesso, de acordo com a nutricionista gera uma compulsão pelo glúten por meio da gluteomorfina, elemento derivado do glúten mal digerido que ativa os receptores da morfina no cérebro e provoca satisfação durante algum tempo, induzindo a pessoa ao vício por alimentos com a proteína.

Leia também:

Pão com chia - livre de glúten e lactose - MFP - Nº 7




Começo dizendo que a foto foi feita no celular e não ficou legal - a noite a luz complica para quem não é expert em fotografia.

Aqui em casa só eu sou celíaca e portanto proibida de ingerir glúten para sempre! Para mim isso é super bem resolvido, faço toda a minha alimentação em casa e evito ao máximo coisas prontas, por que nunca sei ao certo o que, e como são preparados. Sou cri cri mesmo, assumida!  Sempre que faço revisões, meus exames são ótimos,  minha médica me diz que está tudo ok, zero de contaminação, e é isso que quero ouvir sempre, porque a DC tem muitas doenças associadas. Atribuo sempre ao fato de ter muitos cuidados e ser muito disciplinada na minha dieta livre de glúten. Desde que tive o diagnóstico de DC, minha qualidade de vida melhorou 100%, e por isso, compartilho aqui as receitinhas que faço em casa para mim e para minha família que aderiu a dieta comigo. Mas estou contando isso porque faço meu pão gluten free e quando menos espero não tem mais. Em pleno domingo a noite fiz esse pão, porque adoro pão no café na manhã e acabou o que eu tinha feito ontem. Mas eles gostam e eu fico muito feliz por isso!
Faço no máximo de 2 em 2 dias para todos com o maior prazer.
Essa é mais uma receita daquelas que fui misturando os ingredientes e torcendo para dar certo.Que bom que deu! Como já era tarde usei a panificadora que é minha aliada nessas horas. Ah, antes de postar a receita  o marido provou e aprovou, isso é importante!

Fiz assim:
Misturei os ingredientes no recipiente da MFP nessa ordem:
3 ovos + 1 CS de vinagre de maçã + 3 CS de chia (para deixar nutritivo) + 1 colherinha de sal + 1 CS de açúcar demerara + 1 xíc de água morna + 1 xíc e 1/2 de farinha de arroz + 1/2  xíc. de amido de milho + 3 CS de farinha de milho + 1 CS de fermento biológico seco + 1 CS de cmc. Misturei tudo com uma espátula e liguei a MFP no ciclo ultra rápido - 1h15m - H pão escuro.
Logo que deu o sinal retirei o recipiente e desenformei o pão. Esperei esfriei para cortar.
Bom apetite!!

Bolo de abacaxi 2 - livre de glúten e leite





Esse bolo foi feito para o final de semana! Mas só resta um pedacinho e estamos no meio da tarde de sábado. É um bom sinal - todos gostaram!

Ingredientes:
Massa: 
5 fatias de abacaxi (usei a fruta fresca)
3 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 copo de óleo
1 copo de açúcar demerara
1 xíc. de farinha de arroz
3/4 de xíc de polvilho doce
1/4 de xíc de fécula de batata
1 CS de fermento em pó químico
1/2 colherinha de cafezinho de bicarbonato de sódio

Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata no liquidificador: as gemas (sem pele), o óleo, o açúcar, o abacaxi até desmanchar. Junte as farinhas e bata mais até formar um creme homogêneo. Junte as claras em neve e mexa com uma colher e por ultimo adicione o fermento e o bicarbonato de sódio. Mexa até misturar bem.
Coloque a massa em uma forma untada e/ou em forminhas. Leve ao forno 180ºC  por cerca 
de 20 a 25 min. ou até dourar. Teste com um palito que deve sair sequinho. 
Se quiser cobrir deixe esfriar.

Cobertura:
2 fatias de abacaxi picado
1 copo de açúcar de confeiteiro
Misture bem e espalhe por cima do bolo frio

Bom apetite!!



Salada



Essa salada é uma mistura de coisas que combinam muito bem.

Alface + rúcula + cenoura ralada em tiras finas + nozes + azeitonas recheadas com pimentão + ricota + vinagre balsâmico + azeite extra virgem + orégano

Quando uso azeitonas não coloco sal.
Dá para variar ou incluir outras folhas e legumes.

Bom apetite!

Petiscos de tapioca



Essa ideia foi da minha amiga Kika, que mora em Aracaju! 

Como sabiam que eu não podia comer pão e eles tinham feito várias pastas e antepastos deliciosos, ela preparou mini tapiocas para mim.

Foi maravilhoso degustar todas aquelas pastinhas deliciosas nos discos de tapioca

A partir daí comecei a usar a criatividade e a fazer os mais diversos petiscos com tapioca. 

É só preparar a tapioca como sempre e depois com um cortador dar o formato que quiser.
Dá para fazer espetinhos e até enroladinhos com queijo, azeitona, salame, pepino, cenoura e com outras opções, conforme o gosto. 

Fica uma linda apresentação e faz o maior sucesso!

Barquetes


                                            Um salgadinho que todos gostam!

INGREDIENTES:

  • 1 copo de farinha de arroz
  • 1 copo de amido de milho
  • 100 g de margarina ou manteiga
  • 1 ovo inteiro (gema sem pele) mais 1 clara de ovo
  • 1 colher de café de sal
  • água gelada  o quanto baste

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma tigela misturar todos os ingredientes e colocar a água aos poucos, até obter uma massa homogênea.
  2. Fazer uma bola e não sovar a massa.
  3. Colocar dentro de um saco plástico e levar a geladeira por 20 min.
  4. Passado o tempo retirar da geladeira, fazer bolinhas grandes e forrar as forminhas que devem estar untadas.
  5. Levar ao forno 180ºC por 15 a 20 min. dependendo do forno, ou até dourar.
  6. Retirar do forno e desenformar
  7. Deixar esfriar para rechear.
  8. O recheio e os enfeites são a gosto.

Eu fiz um recheio com batata, cenoura e pimentão em cubinhos e misturei maionese.

Espero que gostem!





Quiche

     
São muitas as opções de recheio - use o que gostar!

Para a massa:

1 copo de farinha de arroz
1/2 copo de amido de milho
3 CS de manteiga (deixe uns 15 min fora da geladeira, antes de usar) 
1 ovo
1 colherinha de sal
3 a 4 CS de água
Orégano para polvilhar

Para o recheio:


Tomate seco em pequenos pedaços (a gosto)
Queijo gorgonzola amassado (a gosto)
Ricota amassada (a gosto)
2 ovos batidos (gema sem pele)
Bata os ovos e misture a ricota e o gorgonzola amassados e os tomates em pedaços. 
Tempere com pimenta a gosto

Preparo da massa:

Misturar todos os ingredientes da massa e amassar com a mão até formar uma bola lisa. Colocar em um saquinho e levar a geladeira por 20 min.
Abri a massa forrando o fundo e as laterais de uma forma de quiche com aro removível. Não precisa untar a forma.
Se quiser pode fazer em um prato refratário. Furar a massa com um garfo antes de levar de levar ao forno.
Assar a 180ºC  por cerca de 15 minutos ou até começar a dourar.

Retirar do forno, colocar a cobertura, polvilhar orégano e levar novamente ao forno por cerca de 10 minutos.  
Retirar do forno e servir quente!

Espero que gostem!

Barrinhas deliciosas

                    Ter essas barrinhas para comer a qualquer hora é tudo de bom!

Prefiro fazer em casa do que comprar prontas por vários motivos entre eles: a certeza de não estar correndo o risco de contaminação de glúten, de ser mais barato e de poder escolher os ingredientes que gosto.

Ingredientes:


1 banana amassada com garfo
4 CS de quinoa em flocos
1 colher de chá de farinha de linhaça
6 nozes picadinhas
3 CS de sementes de chia
2 damascos secos picadinhos
2 ameixas secas picadinhas
1/4 colher de chá de canela em pó (opcional)
1 colherinha de café de essência de baunilha 
2 CS de gotas de chocolate (opcional)

Modo de preparo: 


Misture todos os ingredientes com a banana amassada.
Forre uma forma pequena com papel manteiga pincelado com óleo.
Espalhe a massa em cima do papel de maneira que fique lisa e uniforme.
Leve ao forno pré aquecido 200ºC por 15 a 20 min, até firmar.
Retire do forno e deixe esfriar para cortar.
Modele com cortadores a gosto.

Espero que gostem!

Salada em camadas

                        
Essa salada faz sucesso sempre! Aqui todos gostam muito e acho bem prática de preparar.

Ingredientes:

6 batatas inglesa
3 ovos
2 cenouras grandes
1 beterraba
1/2 pimentão vermelho
Buquês de brócolis a gosto
Azeitonas a gosto
Sal, vinagre e óleo ou azeite para temperar

Modo de preparo:


Em uma panela grande com água, coloquei as batatas, as cenouras, a beterraba e os ovos. Deixei cozinhar cuidando cada um. Os ovos tirei após ferver por 5 min. Depois foi a vez das batatas, as menores cozinham antes, e espetando uma faquinha dá para ver se estão cozidas. O mais demorado é a beterraba, mesmo assim  aprontou rápido. Gosto que fique macia, mas sem desmanchar. Enquanto isso, em outra panelinha o brócolis cozinhava, esse é muito rápido. Já coloco água quente deixo ferver 1 minuto, e tá pronto. 
Dispenso a água quente e coloco embaixo da torneira. Faço isso com outros legumes também. A medida que tirava  da panela  colocava em outro recipiente com água fria. Acho que fazer isso deixa os legumes firmes e esfria mais rápido para descascar.

Em um prato fundo grande fui fazendo camadas de batatas em rodelas finas, a cenoura em rodelas, a beterraba e assim até terminar todos os ingredientes da salada. 

Entre cada 2 camadas eu temperei com gotas de vinagre, polvilhei sal e coloquei um fio de azeite.

Decore como quiser!

Espero que gostem!

Pão 2 com mix pan da Schär - MFP - Nº 6



Foto: Bom dia e um lindo  domingo para todos :)

Passei a tarde curtindo um sábado lindo de outono, tomando chimarrão com as amigas.
Só quando quando cheguei em casa no final da tarde,  lembrei que não tinha  pão para o café da manhã. Como não fico sem o meu pãozinho e já estava tarde, usei a máquina de fazer pão, que nessa hora é  uma aliada.   
É a segunda vez que estou usando a farinha da Schär (mix pan) para fazer um pão na MFP. 
Sempre gosto de mudar um pouco a receita, e com esse não foi diferente. 
Também pode ser preparado no forno convencional!

Fiz assim:
No recipiente da mfp (máquina de fazer pão) coloquei os ingredientes nessa ordem:
2 ovos (gemas sem pele - para não deixar gosto de ovo)
1 colher de chá de vinagre de maçã
3 CS de azeite extra virgem
1 xíc (200 ml) de água morna
1 CS de açúcar
1 colherinha de sal
2 CS de sementes de chia
2 xíc de mix pan Schär
1 CS de fermento biológico seco

Misturei tudo com uma espátula e liguei a mfp no ciclo ultra-rápido -1h15min - pão escuro H
MFP  Cadence.
Assim que deu o sinal de pronto, desenformei e deixei esfriar para cortar.
Bom apetite!!

Tortinhas de amêndoas (livres de açúcar, glúten, leite, ovo)





Essas tortinhas de amêndoas são uma das coisas mais deliciosas (e nutritivas) que eu já degustei.

 A receita é da revista dos Vegetarianos.

INGREDIENTES: 

Massa:

1 xíc. (chá) de amêndoa crua
5 tâmaras
1/2 xíc. (chá) de flocos de quinoa


Recheio:


2 xíc. (chá) de damasco seco
2 CS de melado (usei mel)


MODO DE PREPARO:

Massa:

Com o liquidificador seco, triture as amêndoas. Coloque-as em uma tigela.
Bata as tâmaras com um pouquinho de água, formando um creme.
Misture-o com as amêndoas trituradas e os flocos de quinoa. 
Com as mãos, misture formando uma massa firme. 
Coloque em forminhas e leve ao forno preaquecido a 50ºC.
Com a porta do forno aberta, deixe as forminhas de torta até secarem.
Isso levará cerca de 45 minutos.

Recheio:


Deixe os damascos de molho por cerca de 30 minutos. Depois, bata-os
com o melado (usei mel) em um liquidificador. Tire as tortinhas das formas. 
Acrescente o recheio e leve a geladeira.
Bom apetite!!

Mini bolinhos de limão e iogurte

                                  
 Meus bolinhos ficaram deliciosos!

INGREDIENTES:

2 1/2 xíc. de farinha sem glúten (pode usar qualquer mix) 
Aqui receitas de farinhas preparadas em casa: https://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2012/04/dicas-importantes-sobre-alimentos-sem.html
2 ovos
1 xíc. de açúcar demerara
1 pote (180g) de iogurte natural desnatado 
suco de 2 limões
1/2 xíc. de óleo
1 CS de fermento químico em pó

COBERTURA:

1/2 xíc. de açúcar de confeiteiro
suco de limão quanto baste


MODO DE PREPARO:
Massa:

Liquidifique os ovos (gemas sem pele) o açúcar, o óleo, o iogurte e o suco de limão.
Adicione a farinha preparada e bata até formar uma massa uniforme.
Acrescente o fermento e misture sem bater.
Coloque as forminhas de papel próprias para irem ao forno, dentro de forminhas de 
empadas ou em  formas de muffin. Preencha as forminhas com a massa, até um pouquinho depois da metade. 
Leve ao forno 180ºC  por cerca de 20 a 25 min. dependendo do forno.
Deixe esfriar para cobrir.

Cobertura:


Misture o açúcar e o suco de limão. Coloque o suco aos poucos e bata para misturar.
Deve ficar um creme não muito mole e nem duro demais.
Cubra os bolinhos que devem estar frios.

Espero que gostem!

Doçura de banana quentinha - light



Uma ideia para quando dá aquela vontade de comer doce.
Tem cara de outono- inverno, já que o bom é quentinha.
Ficou tão boa que eu fiz com uma banana, achando que só eu ia comer. O marido provou e gostou tanto que tive que fazer mais.

Fiz assim:
Descasquei a banana e cortei em três fatias no sentido longitudinal.
Coloquei as fatias lado a lado em um frigideira antiaderente (não untei) e levei ao fogo baixo, virando para que dourasse dos dois lados.
Passei para um prato, polvilhei canela, e por cima distribuí castanhas e passas de uva.
Se quiser pode usar o micro-ondas ao invés da frigideira.
Fica mais gostosa quentinha!
Bom apetite!

Batata doce recheada

Sempre gostei muito de batata doce!  Agora que soube dos muitos benefícios que ela apresenta,  fiquei mais fã ainda.
Entre outras propriedades, descobri que a batata-doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico,  rica em vit. A,B C e E,  rica  em fibras, em ferro e possuem 5 x mais cálcio que a batata inglesa. 
Existem muitos outros benefícios, mas só esses que eu citei já fizeram ela entrar mais no cardápio aqui em casa. Além de tudo isso acho o preço bem em conta! 

Comprei já pensando em experimentar uma receita de batata doce recheada.
Foi um sucesso! 

Fiz assim:

Lavei bem as batatas e coloquei em uma panela com água para cozinharem.
Devem ficar cozidas, mas inteiras, fiquei cuidando para que não desmanchassem.
Retirei a água quente e coloquei água fria (batata demora para esfriar) para que pudesse manusear, a casca estava solta. 
Cortei cada uma na metade no sentido longitudinal e tirei com cuidado um pouco do miolo para dar espaço de colocar o recheio. 
Pode usar qualquer recheio. Eu tinha pronto uma carne moída com molho bem temperadinho e esse foi o recheio. 
Por cima coloquei uma lâmina de muzarela e levei ao forno 180 º C, em uma assadeira forrada com papel manteiga, até o queijo derreter.

Ficou tão gostosa que não sobrou nenhum pedacinho.

Espero que gostem!

Pão (farinha preparada pronta com psylliun)

 Esse foi meu segundo teste com a farinha preparada com psylliun da Beladri. 

  Ainda aquela que ganhei no sorteio. Na primeira vez que usei fiz um pão na MFP.
  O pacote rendeu 2 pães - fiz um na MFP e outro no forno convencional

Hoje testei a mesma receita no forno convencional e ficou muito bom também.
Algumas pessoas perguntaram  se fazia diferença usar a panificadora, e por isso fui testar 
para ver e achei que nessa receita não fez diferença.
A receita é a mesma, mas vou postar aqui novamente.

Ingredientes:


2 xíc. da farinha preparada Beladri
1 xíc. (200 ml) de água  morna
1 CS do psylliun que acompanha a farinha
1 colherinha de sal 
2 ovos 
80 ml de óleo 


Modo de preparo:


Em um recipiente misturei  a água morna e o psylliun e deixei alguns minutos. até ficar gelatinoso.
No recipiente da batedeira, coloquei os ovos (gemas sem pele, fica sem gosto de ovo), o óleo, o sal, 
a mistura gelatinosa e a farinha. Misturei tudo com uma espátula. Liguei a batedeira e deixei bater por 4 min. 
Passei a mistura para uma forma de pão untada com óleo e levei ao forno por 20 min. O tempo depende de cada forno. Teste com um palito que deve sair sequinho.
Desenforme e deixe esfriar para cortar...eu nunca resisto e provo quente.

Espero que gostem!

Salada colorida


Segundo os especialistas um prato colorido é super nutritivo!

Tenho tentado colorir o meu diariamente! Hoje achei tão bonito que resolvi compartilhar!

Minha salada colorida de hoje tem:

Alface roxa + rúcula + brócolis + cenoura crua ralada + beterraba crua ralada
Para temperar usei  algumas gotas de vinagre de maçã e um fio de azeite extra virgem.
Ficou deliciosa e sei que  muito nutritiva!

Bom apetite!!

Pão - MFP (farinha Beladri com psylliun) - Nº 5

Essa foi minha primeira experiência com a farinha preparada da Beladri. 
Ganhei um pacote dessa  farinha  em um sorteio e por isso aí está  esse pão lindo! 
Junto vem um saquinho com psylliun.
O psylliun é uma fibra que ajuda muito nas preparações de pães livres de glúten! É encontrado em farmácias de manipulação.
No pacote vem uma receita de pãezinhos onde é usada toda a farinha e todo o psylliun,
mas eu não segui a receita e resolvi testar do meu jeito fazendo um pão na panificadora.
O resultado foi muito bom!
Em breve vou testar com o restante  no forno convencional.

Ingredientes:


2 xíc. da farinha preparada Beladri
1 xíc. (200 ml) de água  morna
1 CS do psylliun que acompanha a farinha
1 colherinha de sal 
2 ovos 
80 ml de óleo 

Modo de preparo:


Em um recipiente misturei  a água morna e o psylliun e deixei alguns min. até ficar gelatinoso.
No recipiente da MFP coloquei os ovos (gemas sem pele, fica sem gosto de ovo), o óleo, o sal, a mistura gelatinosa e a farinha. Misturei tudo com uma espátula. Liguei a máquina no ciclo ultra-rápido - 1h15m pão H escuro, na panificadora Cadence. Assim que deu o sinal retirei,desenformei  e deixei esfriar para cortar. 

Espero que gostem!

Torta de chocolate com mousse de maracujá

                            Torta de Chocolate com Mousse de Maracujá 
                             (massa sem glúten, sem ovo) 

 Ingredientes:

  • 100 g de farinha de arroz
  • 100 g de polvilho doce
  • 2 CS de fécula de batata
  • 3 CS de cacau ou chocolate em pó
  • 4 a 5 CS de adoçante culinário ou açúcar
  • 3 a 4 CS de manteiga ou margarina
  • 100 ml de água gelada

Modo de preparo:
  1. Misture todos os ingredientes com a mão e vá colocando a água aos poucos até ficar uma massa lisa.
  2. Unte com margarina o fundo e as bordas de uma forma redonda de aro removível (para que possa desenformar) ou um prato redondo refratário.
  3. Forre com a massa o fundo e as bordas.
  4. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno 180º C. para assar por 15 a 20 min. dependendo do forno. 
  5. Enquanto assa, prepare o recheio a gosto.
  6. Eu fiz um mousse de maracujá e uma calda com a polpa e as sementes. 
  7. Acho perfeita a combinação de maracujá e chocolate.
  8. Retire do forno, deixe esfriar e coloque o recheio.
  9. Leve para gelar!
Espero que gostem!
Beijos.

Cocada com chocolate

                                  Essa sobremesa é deliciosa e fácil de preparar!

Para o creme de baunilha: 

1 lata de leite condensado light
200 g de coco fresco ralado
1 colher de chá de essência de baunilha

Para o creme de chocolate:

1 lata de creme de leite light
5 CS de cacau ou chocolate em pó

Para o suspiro: 

2 claras
1 pitada de sal 
4 CS (colheres de sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Misture o leite condensado, o coco e a baunilha e leve ao fogo mexendo com uma colher de pau, até formar uma cocada mole
Transfira para um refratário e reserve
Misture o creme de leite e chocolate em pó e leve ao fogo mexendo sempre, sem deixar ferver
Despeje sobre a cocada e reserve
Bata as claras com uma pitada de sal, acrescente o açúcar aos poucos e bata até formar um suspiro. 
Bati com um batedor, não usei batedeira
Cubra o creme de chocolate com o suspiro espalhando delicadamente
Polvilhe açúcar cristal e leve ao forno até começar a dourar
Dependendo do forno uns 10 minutos
Retire do forno e deixe esfriar
Para enfeitar eu derramei o creme de chocolate por cima.

Pode servir em temperatura ambiente ou gelada!


Espero que gostem!