As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Pão 37 - MFP





Esse pão lindão foi feito para o final de semana!
Dessa vez usei manteiga ao invés do óleo ou azeite que uso sempre, e aproveitei o psyllium que ainda tenho e que faz uma grande diferença nos pães sem glúten.

Usei a medida de um copo de requeijão! Acho que facilita para todos, já que xícaras tem tamanhos diferentes e medidores nem todo mundo tem.

Ingredientes:
2 copos de farinha preparada ou mix sem glúten
1 colherinha de sal
2 CS de sementes de chia ou linhaça (deixam o pão mais saudável)
1 CS cheia de açúcar demerara (pode usar outro)
1 CS de fermento biológico seco
1 ovo
1 clara de ovo
2 CS de manteiga ou margarina (becel da tampa azul não contém lactose)
1 copo de água morna
1 CS de psyllium

Modo de fazer:
Em um recipiente misture a água morna e o psyllium e deixe descansando um pouquinho até virar um gel. 
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos. 
Faça uma cova no centro e inclua o ovo e clara, a manteiga e por último o gel do psyllium.


Misture tudo até formar uma massa homogênea.


Transferi a massa para a fôrma da panificadora. 
Liguei a  MFP no ciclo ultra-rápido  1h15m   pão H - escuro
Uso a máquina Cadence
Assim que deu o sinal, retirei a forma e desenformei o pão.

Esperei esfriar para cortar!
Espero que gostem!!

5 comentários:

  1. oi Gilda...euzinha de novo...hehehe...esse copo de requeijão usado como medida, qtos ml tem??? 200 ou 240???e outra dúvida o açúcar demerara o que é??? e se eu colocar açúcar normal tem problema, altera a receita??? desde já obrigada, vc ta me ajudando muito...bjss..liane...cacequi/RS

    ResponderExcluir
  2. Oi Liane, usei como medida, o copo de requeijão de 200g.
    Açúcar demerara é um açúcar da cor do açúcar mascavo, com a mesmas propriedades mas sem o sabor. Eu gosto porque é mais saudável!
    Pode usar qualquer açúcar, não vai alterar a receita
    Bjs
    Gilda

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilda, fiz esse pão, consegui a psyllium na farmácia de manipulação em uma cidade perto da minha ( santa Maria/RS), só que mais uma vez abatumou, eu acho que fiz uma coisa errada, eu coloquei o fermento junto com os secos...será que foi isso que tá errado? será que eu não tinha que ter colocado junto com o ovo e o psyllium??? ficou a dúvida..o que vc acha?...desde já agradeço...liane/cacequi/RS...bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liane, seguiste bem como está na receita? Será que a água estava muito quente? Tem que ser apenas morna! É difícil saber o que houve, mas não desista.
      Logo vais conseguir acertar!
      Beijos

      Excluir