As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bolinhos de chocolate - com mix de farinhas


Esses bolinhos foram preparados especialmente para meu afilhado Fernando, que adora bolo de chocolate.

Para economizar as maravilhosas farinhas Schär, tenho inventado misturas que estão dando certo, tanto em bolos como nos pães. 

Para essa  receita misturei em uma tigela: 1 xíc de mix dolci Schär, 1 xíc. de farinha de arroz e 1 xíc de polvilho doce, 4 CS de cacau ou chocolate em pó. Mexi bem com uma colher e reservei.

Fiz assim:

Bati no liquidificador:
200 ml de leite de coco + 4 CS de óleo de coco + 3 ovos  + 1 xíc de açúcar, até misturar bem.
Juntei o mix de farinhas com o chocolate e bati mais um pouco.
Por último adicionei 1 CS de fermento químico em pó e misturei mexendo com uma colher sem bater.

Distribuí a massa em forminhas de silicone (use  forminhas de empadas ou muffin,, ou coloque em uma forma grande) até a metade, pois os bolinhos vão crescer. Coloquei as forminhas dentro de uma assadeira e levei ao forno 180º C,  por cerca de 20 min. O tempo depende de cada forno. Faça o teste do palito, que deve sair sequinho.







4 comentários:

  1. Nossa, parece uma delícia!!! Vou experimentar e depois conto se deu certo! Aqui em Florianópolis eu compro uma farinha preparada em um empório de produtos naturais que sai bem mais barato e é ótima para tudo. É uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e polvilho. Ultimamente tenho utilizado bastante também outros tipos de farinhas, como farinha de linhaça de coco e está dando tudo certo e o sabor fica ótimo.
    Em tempo, estou retomando meu blog que estava parado desde 2012. Também compartilharei receitas sem glúten e sem lactose. Dá uma passadinha lá e veja se gosta =)
    Bjs, Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, me conte depois que testar!
      Vou visitar seu blog sim! Sucesso!
      Bjs,
      Gilda

      Excluir
  2. Não sei se vc podem me ajudar mas vou pergunta. Fiz uma receita de panqueca sem gluten, com farinha de arroz, fibra de trigo, chia, linhaça, quinua, ovo, leite e pouco de azeite doce. Resolvi por goma xantana na receita pra ver se ela ficava mais macia e ela simplesmente não cozinhava na frigideira, Queimava o fundo mas em cima ficava meio que cremosa. Porque isso aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      Segundo a descrição dos ingredientes a panqueca que você fez não é sem glúten, pois fibra de trigo contém glúten. Não sei te dizer o que aconteceu, nunca fiz panqueca com tantos ingredientes. Uso espessantes como a goma xantana só para pães, não acho necessário em outras receitas.

      Excluir