As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Dicas de como substituir o ovo em suas receitas


                                                 Queridos amigos!

Tenho recebido muitas mensagens aqui no blog e na página do facebook, pedindo dicas de como substituir o ovo nas receitas. São seguidores que tem alergia, ou são veganos ou simplesmente não gostam de ovo.  

Mesmo sendo só o glúten o foco do nosso blog, eu fui atrás dessa informação, e achei dois sites com várias dicas.


Deixo claro para todos, que eu não testei nenhuma das dicas, mas elas estão aqui para quem quiser experimentar. 




Fonte: http://anitricionista.blogs.sapo.pt/593293.html


As receitas com ovo são um problema para quem faz alergia ao dito cujo. Veja algumas dicas de como substituir o ovo nas suas receitas.
É necessário entender a diferença de funções da gema e da clara. A gema do ovo tem a função de emulsificação, que é a mesma dos óleos. Já a da clara é de aerar, deixar mais leve e mais macio para que o bolo cresça.   
Substituto para um ovo:
  • Moer sementes de linhaça no liquidificador e guardá-las no frigorífico. No preparação usar 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água. Misturar, deixar em uma tigela pequena descansando por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.
Para bolos de tabuleiro, trocar um ovo por:
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal
  • ¼ de colher de chá de fermento em pó 
Bolos em geral, trocar um ovo por:
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de vinagre de cidra
  • Misture tudo muito bem, dose para cada ovo indicado na receita. 
 Substituto da clara de ovo em receitas:
  • 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó, dissolva em 1 colher de sopa de água, bata bem, deixe arrefecer e bata novamente
Substituto da gema de ovo:
  • 2 colheres de sopa de amido de batata 
 Outros substitutos: 
  • ½ colher de chá de fermento em pó + 1 colher de sopa de água + 1 colher de sopa de vinagre
  • 3 colheres de sopa de purê de maçã
  • Metade de uma banana (para receitas doces)
  • 1 ½ colher de sopa de água + 1 ½ colher de chá de óleo + 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pacote de gelatina comum + 2 colheres de sopa de água quente (não misturar até estar pronta para usar) 
  • 1 banana pequena verde cozida e triturada 
  • 1 colher de sopa de óleo e 1 de sumo de maçã
  • 2 colheres de sopa leite vegetal + ½ colher de chá de limão
  • 2 colheres de sopa de água + 1 colher de sopa de azeite + 2 colheres de chá de fermento
O que é importante lembrar:
  1. Misture bem os itens molhados de cada receita.
  2. Observe se sua preparação é doce ou salgada. Em geral as substituições com frutas ficam boas em receitas doces.

Fonte: http://pt.m.wikihow.com/Substituir-os-Ovos-em-Suas-Receitas

Entenda o que você quer fazer. Você quer substituir um ovo inteiro, apenas a gema ou apenas a clara do ovo? Isto irá ajudar a determinar o que você deverá usar no lugar dele. Os ovos têm usos diferentes - às vezes eles são usados para juntar alimentos, às vezes para ajudar na fermentação (tornando o alimento mais suave/macio) ou às vezes apenas pelo sabor. Você também deve tentar saber qual é o papel do ovo na receita.

Frutas são um excelente substituto para ovos. Experimente bananas, purê de maçã ou qualquer fruta com alto teor de pectina. Normalmente, 1/4 xícara de banana irá substituir um ovo.

O tofu é uma ótima alternativa, uma vez que ele irá assumir o sabor de tudo o que você está cozinhando com ele. Como regra geral, 1/4 xícara de tofu irá substituir um ovo. Bata ou agite antes de adicioná-lo à receita. Certifique-se de usar o tofu mais mole; tipos mais firmes não se misturam bem. Você também pode usar 1/4 xícara de iogurte de soja no lugar do ovo.

Moa 1 colher de sopa de sementes de linhaça inteiras (ou use 2 colheres de sopa de farinha de linhaça) e combine com 3 colheres de sopa de água para substituir por um ovo. Certifique-se de que a mistura tenha ficado como uma papa antes de usá-la. Algumas pessoas recomendam ferver os dois itens juntos para engrossar a mistura.

Para substituir apenas a clara do ovo, misture 1 colher de sopa de pó de ágar simples (disponível em lojas de alimentos saudáveis ou lojas chinesas) com 1 colher de sopa de água. Bata os dois juntos, deixe descansar e bata novamente.

Outra alternativa para a substituição de ovos é por 2 colheres de sopa de água misturadas com 1 colher de sopa de óleo e 2 colheres de sopa de fermento em pó. Misture bem antes de adicionar a receita.

Em receitas salgadas, como um pão vegetariano, experimente os agentes de ligação, como purê de batata, massa de tomate ou aveia em flocos. Estes agentes ajudarão a engrossar a massa e se misturarão bem com os outros ingredientes. Além deles, migalhas de pão, farinha de milho/trigo, araruta e farinha de trigo integral são boas substituições.

Molho de maçã, abóbora em conserva, frutas enlatadas, purê de sua escolha; tudo isso pode ser usado como um substituto para o ovo em produtos de panificação. Estes irão deixar o seu próprio sabor, é claro, então esteja certo do sabor que você quer. Frutas podem tornar o alimento mais pesado, então escolha algo que você goste de comer. Experimente as misturas de pêssego/maçã, morango/maçã, etc. para alimentos deliciosos.

É possível fazer panquecas sem ovos. Na verdade, qualquer produto simples cozido que requeira apenas 1-2 ovos normalmente pode sobreviver sem um ovo sem problemas. A principal alternativa é substituir por um líquido, colocando um pouco mais de líquido do que o normal (1-2 colheres de sopa) para compensar a remoção do ovo. Existem receitas diferentes (algumas apenas com farinha, algumas com frutas como a banana amassada); por isso, o melhor é fazer uma busca para encontrar em algum site especializado uma receita da qual você goste. E elas realmente funcionam. Para testá-las, basta ter certeza de que a panela em que serão fritos será temperada da mesma maneira que você temperaria para fazer panquecas normais.

Sanduíche sem ovo? Sim! Você pode usar tofu. Busque ou use um livro de receitas de tofu/vegetarianas para verificar as receitas sugeridas. Ele ainda tem um gosto bom, e tofu com curry é um ótimo substituto para um bom sanduíche.

Iogurte? Pode soar um pouco estranho, mas na verdade o iogurte pode ser usado como um substituto para ovos. Se você usar iogurte natural, você não será capaz de sentir o sabor do iogurte - o que o torna ótimo para várias receitas. Outros sabores podem ainda dar um gosto diferente aos alimentos.

Dicas:
  • A melhor coisa a fazer é experimentar diferentes tipos de substitutos para ovos em suas receitas favoritas, até encontrar aquele que melhor lhe convier para cada receita. Não existem regras rígidas e imutáveis para isto.
  • Você pode adicionar um pouco de maionese em sua receita. Não use maionese se você estiver evitando ovos devido a uma alergia, uma vez que a maionese é feita com ovos. Porém, maionese sem ovos pode ser encontrada em lojas especializadas.
Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Oi olhei seu blog e gostei muito peguei a receita da pizza vou fazer depois te conto como foi.nao sou celíaca mas tenho uma pessoa que é intolerante ao glúten e faço os pães e outras coisinhas pra ela só não consegui ainda fazer uma boa massa de pastel vc me mandaria uma receita de pastel? Desde já agradeço a atenção bjssss no coração 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dora, que bom que você gostou do blog!
      Que bacana você fazer cozinhar sem glúten para outra pessoa. Isso é lindo!
      Tenho só receita de pastel assado. Aqui em casa evitamos frituras, por isso nunca testei outras receitas.
      Vou deixar o link para você.
      Abs.
      Gilda

      https://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2015/11/pasteis-assados-da-gi.html

      Excluir