As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Pão de liquidificador recheado (Pão de cenoura)

                           
 Esse pão é muito gostoso e fácil de preparar!

Resolvi rechear com muçarela e salame em cubinhos, e dar um sabor diferente, mas é opcional. Se não quiser rechear fica muito bom também!

Usei uma de xícara de 200 ml para medir os ingredientes.
CS = colher de sopa

 INGREDIENTES:
  • 1 1/2 xíc de farinha de arroz
  • 1/2 xíc. de polvilho azedo
  • 1/2 xíc. de óleo 
  • 1 cenoura crua (sem casca) 
  • 1 pote de iogurte natural light (170 ml)
  • 1 colherinha de sal
  • 3 ovos
  • 1 CS (colher de sopa) de fermento químico em pó
  • 1 CS (colher de sopa) de sementes de linhaça ou chia a gosto
  • salame e queijo muçarela em cubos pequenos (se quiser rechear)

 MODO DE PREPARO:
  1. Primeiro liquidifique os ovos, o iogurte, o sal, o óleo e a cenoura até ficar bem desmanchada. 
  2. Acrescente as farinhas e bata mais.
  3. Se ficar pesado no liquidificador, misture com uma colher.
  4. Por último misture o fermento e as sementes de linhaça ou chia.
  5. Coloque metade da massa  em uma forma  de pão média, untada com óleo.
  6. Recheie com  cubinhos de queijo e de salame.
  7. Coloque o restante da massa e polvilhe sementes de linhaça.
  8. Leve ao forno pré aquecido 180º C por mais ou menos 20 a 25 min.
  9. Teste com um palito.
  10. Desenforme ainda quente e deixe esfriar em uma grade.
  11. Só guarde em recipiente fechado depois de bem frio.
Dica: lembre que pães sem glúten duram uns dois dias em temperatura ambiente, em lugares não muito quentes.
A dica é ensacar o pão fatiado e guardar na geladeira, ou no freezer por mais tempo.
Para aquecer e/ou descongelar aqueça em uma frigideira anti aderente ou em um tostex.
Eu particularmente não acho bom aquecer no microondas porque o pão amolece, mas cada um tem seu gosto. Experimente e veja como fica melhor!

Espero que gostem!






41 comentários:

  1. Vc acha que daria pra substituir o iogurte por biomassa de banana verde? Ou teria outras sugestões? Obrigad!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!
      Qualquer substituição nos ingredientes, vai mudar a receita.Não sei te dizer se daria bom resultado, só experimentando!
      Att.
      Gilda

      Excluir
    2. Olá Luciana Como nao uso derivados animais, acredito que substituiria por leite de arroz,leite de coco, ou uma caixinha de leite de soja.Com certeza vou fazer o pao sem recheio e com um desses ingredientes.

      Excluir
  2. Olá boa noite, o que é 1 CS? Obrigada. Debora

    ResponderExcluir
  3. Gilda
    Meu filho mais velho tem dermatite herpetiforme, e também não pode comer glúten, então eu tenho umas receitas aqui muito boas e gostaria de compartilhar. Como é que eu posso te mandar. Um beijo e felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, tudo bem? Adorei que tu compartilhar comigo as tuas receitas.
      Tu pode enviar por email para: cozinhandosemgluten@gmail.com
      Muito obrigada e um grande abraço!
      Gilda

      Excluir
    2. Rita...
      Meu pai tb não pode ingerir glúten. Você poderia fazer o favor de me mandar as receitas no email abaixo.

      norleidebarbosa@hotmail.com

      Obrigada flor. DEUS lhe abençoe.

      Norleide Barbosa

      Excluir
    3. Oi, Rita, se puder me passe também as receitas - verasoares5159@gmail.com. Grata!

      Excluir
  4. Boa noite, Gilda!!!
    Acabei de fazer esse pão, e realmente é divino.
    Ficou ótimo e todos amaram!

    Parabéns pelas receitas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!
      Que bom que tu fez e que todos gostaram! Isso me deixa muito feliz.

      Beijos

      Excluir
  5. ola Boa tarde , gostaria de experimentar esta receita , mas aki aonde moro nao encontro polvilho azedo , posso usar outra coisa en vez disso , farinha Maizena ou fecula de batata ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não testei com fazendo substituições. Quando trocamos algum ingrediente, muda a receita e pode não dar certo. Mas na culinária sem glúten tudo é experiência. Só testando para saber se dá certo.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  6. Olá, Gilda!!gostei muito dessa receita e quero fazer, mas não consigo encontrar a farinha de arroz, nem em lojas de produtos naturais , tipo: "mundo verde" , onde encontrar?? voce me dá alguma dica? ou posso substituir por outra mais fácil de localizar? Obrigada! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria do Carmo, tudo bem?
      Tem duas opções ou usar o creme de arroz , normalmente tem nos supermercados, perto da arrozina e do cremogema (é uma farinha mais fininha que a farinha de arroz. Ou substituir por uma farinha sem glúten pronta, dessas que vendem em lojas de produtos especiais.

      Beijos
      Gilda

      Excluir
  7. Oi Gilda boa tarde. Estou adotando suas receitas. Estou tentando fazer esse pão de liquidificador mas achei a massa muito líquida. Usei as quantidades da receita. É assim mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a massa não deve ficar muito líquida, mas também não é para ficar dura.
      As vezes isso acontece conforme a farinha que usamos. Algumas marcas são mais finas e outras mais grossas e isso pode fazer a diferença. Se está muito líquida coloque um pouquinho mais de farinha de arroz.

      Boa sorte!
      Gilda

      Excluir
  8. Já fiz duas vezes essa receita e estou aqui para lhe agradecer, pq suas receitas são maravilhosas!!! Todas uma delícia!!! Sempre dão super certo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, que bom que tu gostou da receita e que deu certo!

      Adorei saber!

      Beijos,
      Gilda

      Excluir
  9. Olá Juliana, pode ser substituído o iogurte natural? Tenho intolerância a lactose e não posso usar, até mesmo os zero lactose.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, meu Gilda e não Juliana.
      Quanto a sua pergunta, eu não testei essa receita com substituições. Para saber como fica só experimentando.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  10. Fiz e esta aprovadíssima a receita obrigado desde Houston tx usa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, que bom que você e gostou!
      Obrigada por me contar, muito bom saber!

      Abraço
      Gilda

      Excluir
  11. Olá Gilda, faz pouco tempo Que estou fazendo uma dieta sem glúten, por orientação médica. Fiz esse pão de liquidificador e ficou simplesmente divino. Obrigada por compartilhar as receitas.

    ResponderExcluir
  12. O fermento usado é aquele de bolo? Não precisa crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yoanna, sim fermento químico, conforme está na receita! Esse fermento não precisa deixar crescer.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  13. Olá ! Moro na Argentina e por aqui não encontramos o polvilho azedo . Posso utilizar o doce ? Obrigada !!!! Amo suas receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, não experimentei com o polvilho doce! Acho que pode usar, mas talvez mude um pouco a textura. Só testando para saber o resultado.
      Fico feliz que você goste das receitas aqui do blog.

      Um abraço.
      Gilda

      Excluir
  14. olá, boa tarde. O forno deve ser pré-aquecido? E a forma tem que untar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel, sim o forno deve ser pré-aquecido, e é regra sempre untar as fôrmas quando fizer pães.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  15. Oi, tenho uma dúvida sobre o polvilho, quando é melhor ou mais adequado usar polvilho doce ou salgado? Eu ainda não percebi a diferença :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shirlei, eu percebo diferença entre os polvilhos, tanto no sabor como na textura.
      O polvilho doce é bem fininho, o azedo mais ácido é mais grosso.
      Para bolos o melhor é o polvilho doce. Nas minhas preparações normalmente uso o doce. Nesta receita usei o azedo e gostei do resultado.
      Em todas as receitas de misturas (farinhas preparadas) sem glúten que eu conheço está presente o polvilho doce ou a fécula de mandioca que é praticamente igual.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  16. Xicara de 200 g é a xicara de chá? ou coloco 300 gramas de farinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tamanho das xícaras varia muito! O ideal é ter um medidor com todas as medidas.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  17. Parece bom, vou fazer depois volto aqui para falar do resultado.

    ResponderExcluir
  18. Uauuu!!!
    Amei! Essas de liquidificadir são tuuuuudooooo!!!
    Adoro seu blog e já te sigo.
    Venha conhecer meu blog de cara nova.
    Bjs e obrigada

    https://cozinhapazeamor.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/cozinhapazeamor/
    https://www.facebook.com/cozinhapazeamor/
    https://twitter.com/CozinhaPazAmor

    ResponderExcluir
  19. Olá, que maravilha de receitas. Obrigada por compartilhar, abraços

    ResponderExcluir