As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Tortinhas salgadas com tapioca

        Adorei o resultado dessas tortinhas!

   Minha irmã Mara Regina, foi quem me sugeriu essa receita.
   No mesmo dia experimentei,  são deliciosas, além de simples e fácil de preparar. 
       
      Ingredientes: 
      Massa:           
  • 8 colheres de sopa de farinha de tapioca hidratada (usei pronta de pacote) 
  • 8 colheres de sopa de leite (usei zero lactose - pode usar o que quiser)
  • 3 ovos
  • Sal e pimenta a gosto

    Recheio:
  • Buquês de brócolis 
  • 1 cenoura grande ralada bem fininha
   Pode variar o recheio, usando atum, frango, carne picadinha e outros legumes a  gosto.

    Modo de preparo:
  1. Em uma panela cozinhe levemente os brócolis e a cenoura (eu coloco água quente e conto 1 minuto depois que começa a ferver). Escorrer e reservar.  
  2. Em uma tigela juntar os ovos, a tapioca, o leite, o sal e a pimenta.
  3. Bater com um batedor ou garfo até misturar bem.  
  4. Unte as forminhas com óleo e preencha até a metade com a massa. 
  5. Coloque em cima da massa porções da cenoura e os buquezinhos de brócolis.
  6. Leve ao forno por 15 a 20 minutos em forno pré aquecido 180º até dourar.
  7. Retire do forno e desenforme.
  8. Sirva as tortinhas quentinhas.  
    Espero que gostem!
    Beijos

24 comentários:

  1. Como eu estava sem as forminhas, fiz numa forma pequena de furo no meio. Não coloquei pimenta, mas imagino que além do toque especial no paladar, faria a diferença no gosto de ovo. Na próxima vez que eu fizer, vou tb acrescentar queijo ralado!
    No mais, super saudável!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!! Que outras opções de Recheio eu poderia usar?

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina! Pode colocar o recheio que vc quiser.
      Legumes, frango, queijos, palmito...

      Att.
      Gilda

      Excluir
  3. Olá! Se eu colocar um copo de leite para fazer uma torta maior uso a mesma proporção de farinha de tapioca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina!
      A quantidade deve ser proporcional conforme está na receita!

      Att.
      Gilda

      Excluir
  4. Farinha de tapioca é a mesma coisa que polvilho doce ou azedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é a mesma coisa!
      A farinha de tapioca já vem hidratada. Também pode ser preparar com polvilho, mas hoje é encontrada pronta em qualquer supermercado.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  5. Olá... tomei a liberdade de compartilhar vossa receita, mas dei os devidos créditos e redirecionamento para vosso blog. Obrigada,

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bem?
    Farinha de tapioca é aquele pacote que já vem pronto para fazer a tapioca na panela?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, acho que essa mesmo. Já vem hidratada pronta para colocar na frigideira e preparar a tapioca.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  7. Parece ótima a receita!
    Uma pergunta: qual o rendimento? Quantas tortinhas posso fazer com essa massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosinha, vai depender do tamanho das forminhas quevc usar! Aqui em casa rendem cerca de 8 tortinhas.

      Abraço
      Gilda

      Excluir
  8. Gostaria de fazer uma experiência com minha família de 60 dias sem glúten, mas minha filha não come ovos e quase todas as receitas sem glúten que encontro, tem ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, receitas sem glúten já são difíceis de acertar. Sem glúten e sem ovo fica bem complicado. Talvez você encontre em sites veganos.
      Aqui no blog o foco são somente receitas sem glúten porque eu sou celíaca.

      Att.
      Gilda

      Excluir
    2. Ola, gosto muito das suas receitas!! Eu tambem tenho problemas com ovo entao substituo por farinha de linhaca hidrato com agua e tambem faco uso da chia para substituir os ovos. E na maioria das vezes da certo!
      Grata!! 😀

      Excluir
    3. Olá Sandra, obrigada! Que bom que vc gosta das receitas!
      E obrigada pela dica, muitas pessoas perguntam como substituir os ovos nas receitas.

      Um abraço.
      Gilda

      Excluir
  9. oi bom dia posso fazer e congelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não experimentei congelar, não sei te dizer como fica!

      Att.
      Gilda

      Excluir
  10. Muito boa receita..obrigada.💝 Vou compartilhar com meus amigos do grupo Diamante site dos diabeticos.

    ResponderExcluir
  11. Seo alergica ao leite. O que eu poderia substituir?

    ResponderExcluir
  12. Adorei a receita...aprovada! Maia fiz numa forma única e com recheio de frango..hum....delícia!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por compartilhar, meu filho é alérgico a glúten e a lactose...e ele ama tapioca, tenho certeza que ele vai gostar!

    Beijos

    ResponderExcluir