terça-feira, outubro 22, 2013

Pão com farinha de arroz integral - livre de glúten e leite


Depois que preparei a farinha integral em casa, não via a hora de experimentar em uma receita de pão!

A farinha de arroz integral, sempre tem que ser misturada com  farinha branca  para ter um bom resultado, pois ela é mais pesada.
Eu pelo menos nunca tive um bom resultado, usando somente a integral.
O pãozinho ficou top em sabor e textura!

Ingredientes:
1 xíc. (200 ml) de farinha de arroz integral - receita aqui:http://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2013/10/farinha-de-arroz-integral-feita-em-casa.html
1/2 xíc (100 ml) de farinha de arroz branca
1/2 xíc (100 ml) de fécula de batata
1 xíc (200 ml) de polvilho doce
1 CS de açúcar (usei demerara)
 3 CS de azeite ou óleo
 1 CS de vinagre de maçã
 3 ovos (gemas sem pele para não deixar sabor de ovo)
 220 ml de água quentinha
 1 colherinha de sal (ou a gosto)
 1 colher de chá de CMC (espessante que ajuda a ligar as massas sem glúten)
 1 sachê (10g) de fermento biológico seco
 gema para pincelar

 Comecei misturando em uma tigela as farinhas, o polvilho, o açúcar, o cmc e o fermento.eixei reservado. No copo do liquidificador  coloquei os ovos, o vinagre, o azeite, a água e o sal e bati até  misturar bem. Acrescentei a mistura do ingredientes secos da tigela, e bati até formar uma massa  homogênea. Se ficar pesado bata com uma colher.
Untei e polvilhei farinha de arroz na forma de pão e despejei a massa. Por cima pincelei gema de ovo para ficar bem douradinho.


Deixei crescer dentro  do forno quentinho, mas desligado (liguei um pouquinho e desliguei). Depois de crescido,  liguei o forno 180ºC e deixei assar até dourar. 
Cresceu tanto que achei que fosse quebrar ao desenformar. 


Retirei do forno e logo desenformei!
Para minha sorte, consegui desenformar bonitinho!

Espero que gostem!
Bom apetite!! 

10 comentários:

  1. oi boa tarde!
    Aki na minha cidade Itapeva-SP não tem esse CMC para dar liga nas massas, o q posso substituir para fazer esse pão?

    ResponderExcluir
  2. Olá, pode substituir por goma xantana e se vc não encontrar, pode usar liga neutra de sorvete, tem nos supermercados, não fica tão bom quanto mas ajuda. O CMC é vendido pela internet, várias lojas fazem esse serviço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Comecei agora a fazer pão sem glúten. Fiz 2 pães seguindo receitas. Da 1ª vez usei farinha de milho, farinha de arroz integral e um pouco de amido de milho. O pão ficou com um sabor amargo. Então fiz uma 2ª receita com farinha de arroz integral e amido de milho (muito mais f. de arroz). Voltou a ficar amargo. E é um sabor que não me agrada. Ao pesquisar encontrei uma info que diz que a base do pão sem glúten é sempre farinha de arroz e polvilho doce. As minhas perguntas são:
    Será que o meu pão ficou amargo porque não usei polvilho doce?
    Ou será que ficou amargo porque a farinha de arroz que usei era integral?
    Ou será possível que este sabor amargo seja característico do pão sem glúten? 
    Já agora, é possível fazer um pão sem glúten, sem usar farinha de arroz?
    Muito obrigada a quem me ajudar neste arranque a fazer pão glúten free. 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Eu sempre misturo a farinha de arroz branca misturada com a integral. Ainda não consegui um bom resultado usando só a integral. O amido de milho deixa mais ressecado. Acho que o melhor resultado é usando o polvilho doce e a fécula de batata. Não sei te dizer sobre o amargo, usaste açúcar ou adoçante? Os pães sem glúten não são amargos, são bem saborosos. Acho que não é possível fazer pão sem glúten sem farinha de arroz. Para mim ela é a base. Espero ter respondido suas dúvidas. Um abraço! Gilda

      Excluir
  4. oi Gilda,que pão lindooo!
    Vou fazer e te mostrar como ficou o meu..
    abs e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane, vou aguardar a foto do teu pão bem lindo!
    Abraço e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei de todos os ingredientes, menos a fécula de batata, você acha que dá pra substituir por outro ingrediente ou aumentar a quantidade do polvilho?

    obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se não usar a fécula vai mudar um pouco a receita e o resultado pode ser outro.
      Mas acho que vale a pena tentar, só experimentando para ver se dá certo. Quem sabe use amido de milho no lugar da fécula, ou então aumente a farinha de arroz branca e o polvilho.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Não me acerto com fermento sache, prefiro usar o fermento fresco. qual a proporção?

    ResponderExcluir
  8. Olá Gissele, eu não uso fermento fresco, por isso não sei te dar essa informação.

    ResponderExcluir