As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Bolo fácil de abacaxi

                                                                     Amei o mimo!
                           Ganhei essa caneca linda dos afilhados Claudinha e Paulinho. 

Aproveitei um abacaxi pequeno que estava no ponto e fiz esse bolo fofinho.

Ingredientes:


1 xíc de abacaxi picado
150 ml de açúcar
100 ml de óleo
2 ovos inteiros
2 xíc. de farinha preparada (use pronta ou caseira) 
1 CS de fermento químico em pó

Modo de preparo:


Bata na batedeira o abacaxi e o açúcar.
Logo adicione o óleo e os ovos e bata até misturar bem.
Acrescente a farinha e bata mais um pouco até formar um creme.
Desligue a batedeira e adicione o fermento, misturando com uma colher.

Unte e enfarinhe a fôrma, despeje a massa e leve ao forno 
180ºC até dourar.

Cerca de 20 a 25 min dependendo do forno.
Espete um palito que deve sair sequinho.

Desenforme ainda quente e deixe esfriar se resistir. Eu provei quente :)


Fiz na batedeira porque  queria que ficassem os pedacinhos de abacaxi. 

Se quiser pode usar o liquidificador.

Farinha preparada caseira:

Misture 3 xic de farinha de arroz + 1 xic de fecula de batata + 1/2 xic de polvilho doce.
Guarde em um recipiente bem fechado. 

Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Bom dia. Parabens pelo seu blog. Gostaria de saber qual a tabela de equivalencia para transformar ml para gramas? Agradeço e aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não conheço essa tabela!
      Eu uso um medidor que tem medidas em ml de um lado e gramas do outro.
      Att.
      Gilda

      Excluir
  2. Gilda Bom Dia. Gilda eu fiz esta receita, e olha, ficou muito saboroso, muito gostoso, fofinho, cheiroso, enfim ficou super 10 a receita... Mas tenho uma pergunta, eu achei ele meio esfarelento, tem algum modo que eu possa diminuir este fato? Será que errei em algum item? Agradeço mais uma vez e aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, que bom saber que ficou gostoso!
      Alguns bolos feitos com farinha preparada, pelo fato de não ter glúten, ficam mais esfarelentos. Acho que conforme a mistura das farinhas pode deixar mais.
      Att.
      Gilda

      Excluir
  3. Quantas fatias de abacaxi dá uma xicara ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatá, depende do tamanho do abacaxi! Tem uns que são bem pequenos e outros grandes. Não tenho como te dizer exatamente quantas fatias.

      Att.
      Gilda

      Excluir