As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

sábado, 5 de outubro de 2013

Quinoa

                         
Além de fazer uma dieta disciplinada zero glúten por ser celíaca, tento incluir alimentos saudáveis na nossa alimentação aqui em casa.

A quinoa é um desses alimentos que entrou aqui para ficar.

Uso o flocos misturado com farinha de linhaça diariamente no meu café da manhã, incluo no preparo de pães e uso no iogurte  misturando com  granola.

Com o grão da quinoa, preparo como arroz, faço misturada com arroz, faço bolinhos assados, misturo com salada, risoto de quinoa é ótimo e tem muitas outras  formas de usar.

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

                                    Benefícios da quinoa


Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol.
 Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.
Aqui a matéria completa sobre a quinoa.
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16235-quinoa-a-proteina-em-grao

Nenhum comentário:

Postar um comentário