As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Pipoca


Para assistir um filme, para um domingo preguiçoso, para curtir um esporte na televisão ou para qualquer hora! 

Existem bons motivos para degustar uma pipoca, não aquela de pacote cheia de conservantes.


Verdades e mitos sobre a pipoca

via - Bolsa de mulher

A pipoca, se preparada e consumida da forma correta, pode trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo. O problema está nos acompanhamentos utilizados no preparo. “A margarina e a manteiga não são indicadas, pois saturam mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, HDL, além de aumentar a quantidade de calorias”, explica a nutricionista Paula Castilho.



A quantidade de sal e temperos prontos também deve ser controlada, já que a concentração de sódio, em excesso, aumenta os riscos de hipertensão arterial e pode desencadear outras disfunções como retenção líquida e sobrecarga renal. A nutricionista esclarece alguns mitos e verdades sobre a pipoca. Confira!
Pipoca faz mal.Mito. A pipoca pode ser uma alternativa saudável, quando comparada a outros aperitivos de alta densidade energética e com baixos nutrientes. Por ser um cereal integral natural, está associado ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. O alimento também possui grande quantidade de fibras, por isso, tende a melhorar o funcionamento intestinal tanto na regularidade quanto na consistência e na formação do bolo fecal, beneficiando também a saciedade.
A pipoca pode ajudar na prevenção de doenças.Verdadeiro. Por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. Também eleva a concentração de antioxidante, que auxiliam na prevenção do diabetes, câncer, controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de esvaziamento gástrico. Por conter zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, previne ainda a catarata e degeneração macular.
A pipoca doce faz mais mal que a salgada.Verdade. A pipoca doce é mais calórica, pois tem o açúcar. Logo faz mais mal.
A pipoca tradicional é melhor que a  de micro-ondas.Verdade. As pipocas de micro-ondas também devem ser evitadas, pois possuem excesso de conservantes e sódio, além de serem extremamente calóricas.
A pipoca não deve ser consumida diariamente.Mito. O consumo pode ser de 20 g ou 1 ½ xícara ao dia. Mas acrescentar complementos como queijo, bacon, sal, leite condensado, entre outros, faz mal, especialmente por conta das calorias. O segredo é colocar apenas um fiozinho de óleo na hora de estourar, além de pouco sal. Um saquinho da versão sem óleo tem 30 calorias.
A pipoca não pode substituir uma refeição.VerdadeiroEla não pode substituir uma refeição inteira, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. Mas apesar de possuir muitos antioxidantes, não podemos esquecer de consumir verduras e frutas, pois a pipoca não tem os mesmos benefícios. O ideal é ter uma dieta equilibrada.
A pipoca é perigosa para quem tem diabetes.Mito. A pipoca possui o amido resistente, e esse carboidrato passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e, assim, não provoca altas repentinas nos níveis de glicose.
Por esses bons motivos vamos comer pipoca! 
Fonte: http://www.bolsademulher.com/gourmet/pipoca-faz-bem-a-saude-nao-engorda-e-ate-previne-algumas-doencas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário