As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Dicas para fazer pães sem glúten


                            A maior dificuldade da culinária sem glúten são os pães!
Digo isso por experiência própria, porque no início da minha dieta quando comecei a testar as primeiras receitas sem glúten, foram muitas tentativas sem sucesso. Mas como tudo nessa vida, a gente aprende praticando.
Eu não sou chef e não tenho curso de gastronomia! O que eu tenho é boa vontade e, curiosidade. Adoro cozinhar e gosto mais ainda de inventar. Tudo que compartilho aqui no blog são as receitas do dia a dia que faço em casa. Aqui só eu sou celíaca , mas o marido Ed, e nossos filhotes Ana e Du, me acompanham na dieta zero glúten.    

Para quem tem dificuldade em acertar as receitas de pães, aqui dicas valiosas da querida Viviane Moura Leite. 

Vejam o que ela diz:

Não sou nenhuma chef de cozinha, mas já errei muito... E estas são minhas observações...

1. Receita boa, temos várias aqui.

2. Aprender a medir os ingredientes na forma correta:
- O que for em grama utilize a balança (tem muitas opções na internet baratas).
- O que for em xícara, verificar qual é a medida, em mL desta xícara. Geralmente, a medida da xícara é de 240mL. Compre aquelas "xícaras medidas", tem opções baratinhas nestas casas de confeitaria.
- NUNCA compactar as farinhas, colocá-las na xícara de forma suave.
- Nossas farinhas são muito leves e se compactarem, a medida ficará totalmente errada.
- na medida da colher, sempre use no limite da colher, nunca "medida de mãe". Compre "colher medida", existem também várias opções baratinhas.

3. Para não correr o risco de perder a receita porque o fermento não funcionou, faça a "esponja": água da receita (ou um pouco menos) + fermento + açúcar (se for pão doce, use uma parte do açúcar aqui e a outra acrescente depois). Se a esponja não formar, vc vai perder poucos ingrediente e não o pão inteiro. Se der errado, comece a esponja de novo. Já aconteceu comigo do fermento não funcionar, fazendo pão com a farinha Schar...

4. Se optar por fazer o pão direto sem fazer a esponja, cuidado para não colocar o sal próximo do fermento. Se colocar o fermento biológico pode morrer, porque ele é um ser vivo.

5. Não use água ou leite quente na receita, vc pode matar o fermento.

6. Não colocar todo o líquido de uma só vez. Dependendo da qualidade da farinha ou do tamanho dos ovos, a quantidade de líquido pode ter uma pequena variação. Observar o ponto da massa que deu certo e um passo para que futuros pães também fiquem bons. (excelente dica da Miriam!)

7. O vinagre ou o suco da limão ou o ácido cítrico é ótimo para aumentar a conservação, para incrementar a fermentação (o fermento adora ambiente ácido) e aumentar a maciez em alguns pães.

8. O tempo de fermentação do pão pode variar de acordo com:
- a temperatura do ambiente, quanto mais frio, maior o tempo de fermentação
- quanto menos fermento, maior o tempo de fermentação.
Obs: quanto maior o tempo de fermentação, maior a durabilidade do pão, menor o cheiro de fermento, maior a digestibilidade do pão.

9. Tem receita que pede fermento biológico e/ou fermento químico. Aprenda a diferenciar um do outro:
- fermento biológico existe o seco e o fresco, eles não são utilizados na mesma quantidade. Se vc utilizou 5g de fermento seco, para usar o fresco vc vai precisar de 15g do fresco (relação 1:3).
- fermento químico é o fermento utilizado para fazer bolo: os que estão sendo considerados como seguros hoje são: Yoki e Fleshimann ou a medida feita em casa:
- 100g de cremor de tártaro
- 50g de bicarbonato
- 100g de fécula de batata ou polvilho doce
Misture bem e peneire sempre antes de usar.
(A validade é do produto que tem a menor validade).
Use da mesma forma que o fermento químico comprado.

10. Nunca esquecer de colocar o pão para crescer antes de assar. Cubra o pão com um pano úmido ou coloque cubra com filme plástico para o pão não perder a umidade.

11. Sempre preaqueça o forno. Pelo menos 10 minutos antes de colocar o pão para assar.

12. A temperatura do forno é relativa, varia muito de forno para forno, portanto, a indicação descrita na receita, é como o nome diz, é indicação, aprenda a conhecer o comportamento do seu forno. O tempo de uso vai te ensinando...

13. O tempo para assar também pode variar. Deixe ficar dourado. E não tenha medo, pão se vc achou que não dourou suficiente, pode voltar para o forno, não é como o bolo, que abaixa.

14. Ao terminar de assar, retire o pão de dentro da forma e deixe ele esfriar sofre uma grade, assim ele resfria por completo e não vai suar.

15. Nunca corte o pão quente. Ele precisa deste tempo de resfriamento para se estruturar. Se vc ama pão quente, como eu, deixe pelo menos ele ficar morno...

16. O pão esfriou: fatie todo o pão, coma o quanto quiser e o restante coloque em um saco plástico bem fechado e congele. Se souber que a receita agüenta ficar uns dias fora da geladeira e/ou freezer, beleza, mas caso contrário congele-lo. Na hora que quiser comer: coloque no forninho, no grill... Onde achar melhor! Eu retiro do freezer, coloco no micro-ondas para descongelar, de 30 a 60 segundos e depois coloco no grill, fica macio e crocante!

Espero ter ajudado!!

9 comentários:

  1. Dicas maravilhosas, parabéns pela iniciativa...beijos...

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi que se você deixa um pão fermentar demais é exatamente o que faz ele ficar com cheiro forte de fermento, porque o fermento vai ter super desenvolvido. Além de o gosto ficar amargo e o pão azedar rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leiliany, esse aprendizado que você cita é de pães sem glúten?

      Excluir
  3. Pq meu pão (sem glutem) cresce...lindamente...mas qd coloco no forno baixa muito, geralmente no meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, normalmente o pão baixa pq a massa fica muito mole. Isso pode acontecer mesmo seguindo as medidas da receita, pq algumas farinhas são mais grossas e outras mais finas, conforme a marca e por isso pode mudar a textura. Quando perceber que a massa está mole, pode adicionar mais um pouquinho de farinha.

      Abs.
      Gilda

      Excluir
  4. Oi Gilda...gostei muito de tuas dicas...gostaria de saber se você dá algum tipo de curso aí em Porto Alegre...falo de Criciúma Sc.

    ResponderExcluir
  5. Olá Beatriz, obrigada!

    Nesse momento não! Mas aí pertinho de Criciúma tem a Acelbra-SC que promove cursos em Florianópolis. Entre em contato com eles pela página do facebook, para se informar.

    Abraço.
    Gilda

    ResponderExcluir