As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Torta de coco, ameixas e ovos moles

   
Essa torta é uma das minhas sobremesas preferidas. Tenho um grupo de amigas de infância que amam essa torta e quando nos encontramos sempre perguntam se vai ter "aquilo".

Aqui o passo a passo da receita!

Comece pelo recheio e a cobertura.


*Ovos moles: 6 gemas, 1 CS de açúcar para cada gema + 1 CS de açúcar e 300 ml de água, essência de baunilha.. A primeira coisa a fazer é a calda.

Coloque o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo médio.
Preste atenção a um truque: o ideal é não mexer muito a mistura na panela para a calda
o secar nem açucarar.
A calda tem que ferver durante um determinado tempo. 
Quando as bolhas ficarem maiores, faça o teste do fio (é quando a calda escorre formando um fio). 
Depois de alcançar o ponto certo desligue o fogo, sem mexer. Enquanto a calda esfria, separe as claras das gemas.


Cuide para não misturar as claras na receita. Se isso ocorrer, a receita sairá errada. As gemas devem ser passadas pela peneira para retirar a película que dá aquele gosto forte de ovo. Jogue as gemas na panela onde está a calda já fria e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, como se estivesse fazendo o número oito. Faça isso devagar, cuidado para calda não ferver e não talhar. Quando o doce começar a engrossar, é sinal de que está quase pronto. Acrescente 1/2 colherinha de café de essência de baunilha e mexa. Outro segredo da receita: deixe o doce esfriar em outro recipiente, longe do fogão (o calor da panela pode talhá-lo).


*Doce de ameixa: 200g de ameixas pretas sem caroço, 4 CS de açúcar ou adoçante culinário, água suficiente para cozinhar. Levar ao fogo até cozinhar. Se necessário adicione mais água. Deixe esfriar, amasse com um garfo ou liquidifique.
Guarde em vidro fechado na geladeira. Dura muito tempo. 


Além de ótimo recheio para bolos, também acompanha frango assado, pernil.


*Torta de Coco
500g de coco ralado em tiras, 400g de açúcar, 6 claras em neve.
Misture o coco e o açúcar, leve ao fogo em uma panela até que comece a secar e aparecer o fundo da panela. Não precisa mexer o tempo todo, mas fique de olho e mexa de vez em quando. Bata as claras em neve e misture no coco que está na panela. Forre com papel manteiga 2 formas do mesmo tamanho ou uma grande retangular e espalhe uniforme a mistura do coco. Leve ao forno até começar a secar e dourar.
Em um prato refratário, coloque metade da massa de coco que saiu do forno. Espalhe o doce de ameixa, por cima do doce de ameixa coloque a outra parte da massa de coco. Finalize cobrindo com ovos moles. Decore como quiser e leve para gelar.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário