As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Pão (livre de glúten, açúcar e leite)



Mais uma receitinha de pão aprovada aqui em casa! Notei que o fato de não levar açúcar deixa os pães mais clarinhos e foi o que aconteceu com esse. O sabor e a textura ficaram ótimos!

Usei:
2 ovos + 1 clara + 1 CS de vinagre de maçã + 1 colherinha de sal (ou a gosto) + 2 CS de sementes de chia + 4 CS de azeite extra virgem + 200 ml de água morna + 1 cx de creme de arroz (200g) + 1 xíc. de polvilho doce + 2 CS de fécula de batata, 1 CS de fermento biológico seco + 1 CS rasa de CMC.

Preparo:
No recipiente da batedeira coloquei os ovos (gemas sem pele) a clara, o azeite, a água, a chia, o sal  e o vinagre. Liguei a batedeira  para misturar os ingredientes líquidos. 
Acrescentei as farinhas, o fermento e o cmc e bati por mais 3 min. em potência média.

Coloquei a massa em uma forma de pão untada e deixei crescer em lugar  quentinho. 
Mais ou menos uns 30 min. 
Após o crescimento levei ao forno 180ºC por cerca de 25 min. (depende do forno).
Teste com um palito que deve sair limpo.
Bom apetite!!

13 comentários:

  1. Oi. Adorei a receita. O que significa cmc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      CMC é um espessante que ajuda a ligar as massas sem glúten! É encontrado em lojas de produtos de festa e tb em lojas que vendem pela internet.

      Excluir
  2. pOSSO USAR OUTRA FARINHA SEM GLÚTEM (BANANA VERDE, BERINJELA) NO LUGAR DA FÉCULA DE BATATA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, eu não testei com outras farinhas! Substituindo ingredientes a receita muda. Só experimentando para saber o resultado.

      Excluir
  3. posso trocar o creme de arroz por iogurte desnatado, ou creme de soja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o creme de arroz é uma farinha! Não tem como trocar por um ingrediente líquido como o iogurte.
      Att.
      Gilda

      Excluir
  4. Desculpa a Ignorância, mas o que significa CS

    ResponderExcluir
  5. Oi, fiquei com duvida quanto a consistência da massa. Eu tentei fazer aqui mas primeiro que não tinha chia, talvez isso influenciou, ai seguindo os passos na hora de bater a massa ficou bem grudenta, não sabia se ficava assim ou devia ficar modelável, na duvida fui acrescentando farinha de arroz até dar o ponto.. só que ele não cresceu muito e depois de assado a textura ficou meio pesadinha, não sei explicar, não ficou ruim mas também não ficou ótimo... Desculpe tanta falação mas foi meu primeiro pão hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura, parabéns!
      Dificilmente alguém acerta pães sem glúten nas primeiras tentativas. Eu demorei bastante tempo para conseguir um bom resultado. Aprendi com a prática. Pães sem glúten ficam bem diferentes dos pães com trigo, A textura depende dos produtos que usamos, algumas farinhas de arroz são mais finas e outras mais grossas e isso já pode mudar uma receitas. Siga tentando, vai ficando cada vez melhor.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  6. Oi Gilda, hoje fiz o pão de banana na MFP, outro dia fiz no forno, o de hoje ficou muito bom, não tenho problema com gluten, mas amo suas receitas, já fiz a de aipim e de batatinha, acerto todas! :)
    Que maquina é a sua? A minha o pão rápido é só 58 minutos, aí coloquei para amassar um pouco, deixei crescer e coloquei no "assar" deu certo! Minha maquina é Britânia.

    ResponderExcluir