As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Quiche de berinjela


Logo que tive o diagnóstico da DC, ficava lembrando das coisas que eu gostava e nunca mais poderia ter o prazer de comer. Quiche era uma delas! 
Hoje com as experiências e testes culinários que faço e vão dando certo, aqueles momentos difíceis e iniciais estão muito distantes. Acho que o fato de ter resolvido isso muito bem na minha vida, faz com que eu tenha tanto prazer de cozinhar.
Fazia tempos que eu não fazia quiche, a escolha foi boa, todos gostaram e não sobrou nem um pedacinho. 

Ingredientes da massa:

100 g de farinha de arroz
100 g de polvilho doce
5 CS de manteiga ou margarina
50 ml de água fria
1 colherinha rasa de sal
1 colher de chá de farinha de linhaça  

Ingredientes do recheio:


1 berinjela (bem lavada com uma esponja)
pimentão vermelho a gosto
1 CS(colher de sopa) de azeite
cebola picadinha a gosto
ricota em cubos a gosto
sal e pimenta a gosto
1 ovo batido

Preparo:

Massa:
Misturei as farinhas e o sal, acrescentei a manteiga e amassei com a mão. Adicionei a água e misturei amassando até formar uma massa lisa. Fiz uma bola, enrolei em um plástico. Levei a geladeira por 40 min.

Passado esse tempo abri a massa com a ponta dos dedos forrando o fundo e as laterais  uma forma, de preferência de aro removível. 

Levei ao forno 180ºC por uns 15 min dependendo do forno. Quando perceber que as laterais estão soltando da forma retire e, despeje o recheio. Volte ao forno por mais 10 min.

Recheio

Em uma frigideira coloquei o azeite, a cebola, o pimentão em tirinhas e a berinjela em cubos. Misturei e deixei refogar por uns 8 min, até cozinhar. 
Cortei a ricota em cubos não muito pequenos e misturei na frigideira com a berinjela - já fora do fogo.  Coloquei o recheio na quiche e por cima o ovo batido. 
Sirva quente ou fria

Dica: Se não pode usar lactose, use margarina becel azul na  massa e não coloque ricota no recheio. Fica muito bom também!


Espero que gostem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário