As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Risoto de Funghi

                          
                         Todo mundo sabe que eu adoro arroz de todas as formas!

Depois que descobri que o arroz  arbório é o melhor para risotos, tenho feito seguidamente aqui em casa.
Esse risoto de funghi já fiz várias vezes, mas só hoje quando estava preparando lembrei de fotografar para compartilhar a receita. O funghi está bem popular, encontro pacotinhos de até 20g. 
Esse risoto é uma ótima opção de refeição sem carne e todos gostam muito. 

Fiz assim:

Lavei bem os pedaços de funghi em água corrente, para retirar toda a areiazinha. 
Após esse processo de lavar bem, deixei de molho em 1 xíc e 1/2 de água fervente por 30 minutos.  Passado esse tempo, retirei o funghi com uma escumadeira e coei a água do molho e coloquei em uma panelinha. Misturei cerca de 1/2  litro de água quente e 1 xíc. do meu caldo de legumes caseiro http://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2013/08/caldo-de-legumes-caseiro.html. Se quiser pode usar caldo de pacotinho de carne ou legumes (cuide para o não contém glúten na embalagem). Deixe essa panelinha com o caldo em fogo baixinho do lado da panela que será preparado o risoto.
Na panela onde preparei o risoto, refoguei 1/2 cebola em 1 CS de azeite (se quiser use manteiga). Incluí o funghi e 1 xíc de arroz arbório. Acrescentei 80 ml de vinho branco seco e deixe evaporar mexendo sempre. Fui acrescentando aos poucos o caldo quentinho. 
A medida que ia secando colocava mais uma concha mexendo sem parar. Repeti esse processo até o arroz ficar macio. Se faltar caldo coloque água quente. A quantidade utilizada vai depender do tamanho da panela e do fogão.
Sirva assim que aprontar!
Espero que gostem!
Beijos




Nenhum comentário:

Postar um comentário