As receitas aqui postadas são todas livres de glúten.

Pão 36 - MFP

Depois que descobri que dá para fazer um mix de farinhas misturando o Mix Pan da Schär com outras farinhas, tenho usado bastante essa mistura para fazer pães.

Uma boa maneira de economizar o Mix Pan e o resultado tem sido excelente.

Ingredientes:


1 xíc de Mix Pan Schär ou outra farinha preparada sem glúten
1 xíc de polvilho doce
1 xíc de farinha de arroz
1 sachê (10g) de fermento biológico seco 
1 colher de café de CMC (espessante que ajuda na liga das massas sem glúten) 
2 ovos
1 clara
1 CS (colher de sopa) de açúcar
1 colherinha de sal
1 xíc de água morna (quentinha)
3 CS de azeite
1 CS de vinagre de maçã

Comecei preparando a levedura do fermento.

Misturei em uma tigela: o fermento, o açúcar e água morna. Cobri e deixei levedando até espumar e dobrar de volume. Cerca de 15 minutos e a levedura está pronta.
Enquanto isso em outro recipiente juntei todos os ingredientes secos  e na xícara de medidas misturei os ovos (gemas sem pele), a clara, o azeite e o vinagre. Misturei tudo e juntei com os ingredientes secos. Logo inclui a esponja do fermento. Mexi tudo com uma espátula até formar uma massa homogênea. 
Transferi para o recipiente da panificadora e liguei no ciclo ultra-rápido - 1h15m - Pão escuro
Assim que deu o sinal, desliguei a máquina e desenformei o pão.

Ficou delicioso!

Espero que gostem!!








6 comentários:

  1. oi!!! tudo bem! eu estou com dificuldade de achar esse mix pan. Faço a receita e meu pão não cresce assim igual ao seu da foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tanira, tudo bem? Veja no site www.mentorfoods.com.br, onde encontrar o mix pan, mais perto de você. É vendido também pela internet em lojas virtuais.
      Quanto ao pão, é normal não acertar nas primeiras tentativas. Eu demorei para conseguir um bom resultado, mas não desisti. Aprendi com a prática! Continue tentando que você vai acertar. Uma dica: siga exatamente como descrito na receita, trocar ingredientes muda a receita e pode não dar certo.

      Att.
      Gilda

      Excluir
  2. Eu já tentei umas 15 vezes sem exagero e não consigo fazer o fermento formar essa esponja que você mostra, uso a marca fleischmann e já tentei com a água em várias temperaturas diferentes e por tempos diferentes, simplesmente fica uma massa rala no fundo e água por cima. O que estou fazendo de errado? Todas as outras receitas que fiz do seu blog ficaram muito boas só as de pão que não dão certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalcilene, a levedura não tem segredo, é exatamente como descrito na receita. Não sei te dizer o que estás fazendo de errado. Faço quase que diariamente e sempre dá certo.
      Estás usando o fermento certo? É o biológico seco, aquele granulado de pão. Se não conseguires acertar, mistura o fermento e o açúcar com os ingredientes secos e deixa a água por último. Importante não colocar o fermento e o sal em contato, Misture o sal na farinha e só depois inclua o fermento.
      Boa sorte!

      Att.
      Gilda

      Excluir
  3. Olá Gilda! A minha máquina é a britânica e o ciclo ultras-rápido e de 58minutos. Será que dar certo.
    OBs: faço o pão de batata doce, substituindo por batata inglesa e fica ótimo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Delma, eu acho que o tempo de 0:58 m é muito pouco. Quando a receita leva fermento biológico precisa de mais tempo para crescer. Use um ciclo com mais tempo.
    Que bom que tu testou a receita do pão substituindo a batata e deu certo.

    Abraço,
    Gilda

    ResponderExcluir